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10 KPIs críticos de marketing de afiliados para acompanhar o crescimento das vendas

por Marketing Digital Learn

O marketing de afiliados é uma ótima maneira de as empresas gerarem receita on-line massiva e impulsionarem as vendas. Benéficas tanto para os profissionais de marketing afiliados quanto para as empresas, as táticas certas de marketing de afiliados podem mudar o jogo para todos.

Não é à toa que o mercado de marketing de afiliados nos EUA atingiu US$ 8,2 bilhões em 2022, contra US$ 5,4 bilhões em 2017.

Gastos com marketing de afiliados nos Estados Unidos de 2010 a 2022
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Como a pesquisa paga, a mídia social e o marketing por e-mail, o marketing de afiliados está sendo aproveitado por muitas empresas em todo o mundo para aquisição de clientes. No entanto, para executar uma campanha de marketing de afiliados bem-sucedida, é fundamental criar estratégias sólidas de marketing de afiliados.

Uma estratégia de marketing de afiliados bem planejada ajuda empresas e afiliados a colher os melhores benefícios do marketing de afiliados, promovendo as informações certas, envolvendo clientes e construindo uma comunidade leal. A imagem abaixo mostra como o programa de marketing de afiliados realmente funciona.

O rastreamento de vários KPIs críticos de marketing de afiliados ou indicadores-chave de desempenho ajuda a monitorar o crescimento de um programa de afiliados. Como resultado dessas métricas, as equipes podem entender se as campanhas de afiliados foram bem-sucedidas ou malsucedidas.

Nesta postagem, discutiremos os 10 principais KPIs críticos de marketing de afiliados que você precisa acompanhar para aumentar as vendas.

Principais KPIs de marketing de afiliados para melhorar as vendas

Aqui está uma lista dos principais KPIs de marketing de afiliados para vendas que você deve considerar.

  • Taxa de conversão
  • Vendas por afiliado
  • Porcentagem de afiliados ativos
  • Customer Lifetime Value (CLV) de clientes de programas de afiliados
  • Valor médio do pedido
  • Custo por venda de afiliado / Custo por lead
  • Engajamento geral
  • Taxa de retorno/taxa de cancelamento
  • Receita
  • Crescimento ano a ano
Diretório de categorias de KPI
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Há muitas coisas sobre seu programa de marketing de afiliados que podem ser determinadas por esses KPIs, incluindo:

  • Desempenho do afiliado e o desempenho do programa de afiliados.
  • Se o programa contribui para atingir as metas de vendas do negócio.
  • Oportunidades de crescimento para escalar o negócio.

Para garantir resultados qualitativos, é crucial escolher os KPIs certos para métricas de marketing de afiliados. Analise esses KPIs comuns com sua equipe de operações de vendas e discuta como essas métricas importantes podem ajudá-lo a atingir suas metas de vendas rapidamente.

Operações de vendas: O que compreende?

Então, o que são operações de vendas e como a equipe de operações de vendas contribui para o crescimento das vendas?

Ao gerenciar as tarefas administrativas e de pesquisa do processo de vendas, a equipe de operações de vendas se concentra em ajudar a equipe de vendas voltada para o cliente a fechar negócios mais rapidamente. Eles fazem isso assumindo uma variedade de funções, como estratégia de vendas, otimização do processo de vendas, previsão, treinamento de funcionários e aquisição de talentos.

As operações de vendas formam a espinha dorsal de toda a equipe de vendas porque são responsáveis ​​por muitas responsabilidades críticas e complexas. Por isso, formar a equipe certa é essencial para garantir o sucesso nas vendas.

A equipe de operações de vendas consiste nas seguintes funções:

  • VP de Operações de Vendas – Isso é vital para o desenvolvimento e eficácia de qualquer departamento de vendas. O vice-presidente de operações de vendas é responsável pela produtividade e eficácia geral de toda a equipe de vendas. As responsabilidades incluem planejamento do processo de vendas, otimização, treinamento de vendas e recrutamento de talentos para a equipe de vendas.
  • Gerente de Operações de Vendas – O gerente de operações de vendas é responsável por supervisionar um processo de vendas tranquilo e eficaz, garantindo que toda a equipe trabalhe de forma produtiva para atingir as metas de negócios. As responsabilidades incluem implementar uma estratégia de vendas, definir metas para a equipe de vendas, entrevistar e treinar representantes de vendas e monitorar o desempenho da equipe de vendas.
  • Analista de operações de vendas – Como o nome sugere, o analista de operações de vendas é responsável por organizar e avaliar os dados de vendas para fornecer suporte à equipe de vendas em áreas de pesquisa de mercado, insights de clientes, relatórios de vendas e muito mais. Além disso, o analista de operações de vendas aproveita as descobertas da análise de dados para simplificar as funções de vendas.
  • Especialista em operações de vendas – O especialista em operações de vendas é responsável por garantir operações de vendas simplificadas e eficientes em uma empresa. As funções incluem coletar e organizar dados de vendas, gerar insights de clientes, criar previsões sobre vendas futuras, projetar incentivos de vendas e muito mais.
  • Representante de operações de vendas – O representante de operações de vendas é responsável por dar suporte ao gerente de operações de vendas na geração de relatórios, gerenciamento de tarefas administrativas, implementação da automação de vendas e muito mais. Esse profissional também atua como um elo de ligação entre os representantes de vendas e os gerentes de vendas para garantir que as informações críticas de vendas e outros detalhes sejam comunicados de forma eficaz.
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Estrutura da equipe de operações de vendas
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O marketing de afiliados é uma das estratégias de vendas amplamente utilizadas nas quais a maioria das equipes de operações de vendas investe para atingir as metas de vendas. Vamos entender como o marketing de afiliados aumenta as vendas.

Como os programas de marketing de afiliados afetam as vendas

O marketing de afiliados oferece canais de vendas lucrativos para empresas. E com o programa de afiliados certo, o software oferece a capacidade de atrair tráfego adicional, leads qualificados e conversões aumentadas. Aqui estão algumas das maneiras pelas quais o marketing de afiliados está provando ser uma benção para as empresas.

  • A criação de um programa de afiliados eficaz não requer investimento de capital pesado. Defina metas para o programa e promova-as em vários meios de marketing para atrair afiliados. Sua rede de membros afiliados cuida de promoções e publicidade para você, trazendo assim tráfego e leads extensos.
  • O marketing de afiliados visa melhorar o reconhecimento da sua marca e é um meio influente para aumentar as vendas.
  • Os afiliados trabalham dia e noite para promover seus produtos em suas redes por meio de várias fontes promocionais.
  • Como o marketing de afiliados é um programa baseado em comissões, você não precisa desembolsar um orçamento adicional para anunciar seus produtos. No entanto, você precisa fornecer uma remuneração atraente para manter os afiliados motivados.

Agora, vamos começar com os KPIs de marketing de afiliados.

Principais KPIs de marketing de afiliados

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão registra a porcentagem de visitantes que se converteram em clientes com sucesso ao realizar a ação desejada. Pode incluir a inscrição para uma avaliação gratuita ou a assinatura de um plano premium. Cada meta terá uma taxa de conversão única, dependendo das metas de conversão que você definir.

Calcule as taxas de conversão dividindo o número total de conversões pelo número total de visitantes. Por exemplo, se você criou um anúncio de mídia social no Facebook que atingiu um público de 10.000 pessoas e o anúncio recebeu cerca de 300 cliques, a taxa de conversão geral seria calculada da seguinte forma:

300/10000 = 0,03 ou 3% de taxa de conversão.

Por que é crucial

As taxas de conversão são uma ótima maneira de descobrir os canais de marketing de afiliados mais eficazes . Aqui estão algumas maneiras de como a taxa de conversão ajuda você a configurar o melhor programa de marketing de afiliados.

  • Ele ajuda a avaliar e comparar o desempenho das campanhas de marketing de afiliados em vários canais de publicidade.
  • Ele auxilia na definição de expectativas de ROI para escalar programas de marketing de afiliados.
  • Ele ajuda a identificar clientes valiosos em meio ao extenso banco de dados de clientes e auxilia na elaboração de campanhas personalizadas para melhor segmentação e otimizações.

As taxas de conversão têm um impacto significativo nos resultados, pois ajudam a ajustar o esforço de marketing de afiliados.

2. Vendas por afiliado

Como o nome sugere, o KPI de vendas por afiliado é a medida do número de vendas feitas por um afiliado . Em palavras simples, é o número de clientes que um afiliado individual traz para o seu negócio.

As vendas por afiliado desempenham um papel significativo na medição da aquisição de clientes, pois cada cliente que o afiliado traz contribui para a conversão dos objetivos de sua estratégia de marketing de afiliados.

Por que é crucial

As vendas por afiliado são um KPI importante para o marketing de afiliados pelos seguintes motivos.

  • Acompanhar essa métrica ajuda a identificar os afiliados que geram o maior número de conversões.
  • Ele oferece uma excelente maneira de definir metas e objetivos para todo o programa de marketing de afiliados.
  • Ao ficar de olho nos melhores desempenhos, você pode criar um excelente programa de recompensas para aumentar o desempenho dos afiliados.
  • Por exemplo, se um afiliado fizer uma venda de 100 assinaturas de produtos premium em um mês, você poderá identificar seus esforços e recompensá-los com comissões extras, bônus ou treinamento para motivá-los.
  • Ele ajuda a monitorar o desempenho dos afiliados para que você possa fornecer recursos para aumentar as vendas dos afiliados.
  • O pagamento por venda é um dos estilos de comissão mais procurados pela maioria dos afiliados.
Exemplo de visão geral de vendas no Post Affiliate Pro

3. Porcentagem de afiliados ativos

Embora você tenha um número significativo de afiliados registrados em seu programa, o número de afiliados que estão trabalhando ativamente para promoções pode variar. Portanto, rastrear o número de afiliados ativos é crucial para o sucesso dos programas de afiliados .

A porcentagem de afiliados ativos é o número de afiliados que estão se esforçando para gerar vendas ou leads para o seu negócio. Ao dividir o número de afiliados ativos pelo número total de afiliados, você pode determinar a taxa de afiliados ativos.

Por exemplo, se você tiver 1.000 afiliados e apenas 125 estiverem engajados ativamente para indicar clientes, a porcentagem de afiliados ativos será:

125/1000 = 0.125 = 12.5%

Por que é crucial

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a porcentagem de KPI de afiliados ativos é útil para suas campanhas de afiliados.

  • Dá-lhe uma ideia geral sobre o desempenho do programa de afiliados . Além disso, ajuda você a criar um programa de afiliados envolvente com a quantidade certa de recursos promocionais, integração adequada de afiliados e muito mais para garantir seu sucesso.
  • Ele ajuda você a identificar os afiliados que estão contribuindo para o seu programa de maneira significativa.
  • Ele fornece os melhores insights sobre o número de membros afiliados ativos, ajudando você a elaborar uma boa solução de recompensas para o programa de afiliados.
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4. Valor vitalício do cliente (CLV) de clientes de programas afiliados

O valor vitalício do cliente (CLV) é o valor total esperado que um cliente típico traga para o seu negócio, menos a quantidade de dinheiro que você gastou na aquisição do cliente.

O CLV é uma das melhores métricas para monitorar o custo de aquisição do cliente e prever a lucratividade futura de um negócio. O valor vitalício do cliente é calculado da seguinte forma:

Valor do tempo de vida do cliente = tamanho médio da transação x número de transações x período de retenção

Por exemplo, uma empresa de SaaS que oferece vários planos de preços tem clientes típicos que gastam US$ 20 por mês. Considerando que esses clientes assinam por dois anos, seu valor vitalício total seria:

CLV = Custo da assinatura * Número de pagamentos em um ano * Duração da assinatura = $ 20 * 12 * 2 = $ 480

Valor vitalício do cliente
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Por que é crucial

Contribui significativamente para o crescimento orgânico dos negócios. Aqui estão algumas razões pelas quais o CLV é um KPI importante de um programa de marketing de afiliados.

  • O CLV tem impacto direto na margem de lucro de uma empresa. Ele define quanto orçamento você pode alocar para adquirir novos clientes.
  • A retenção de clientes garante um fluxo de caixa constante ou recorrente para o seu negócio, que pode ser reinvestido para dimensionar seus empreendimentos.
  • Ele avalia o tipo de atividades afiliadas que estão atraindo clientes de alto valor.
  • A medição do CLV ajuda você com o monitoramento do programa de afiliados. Isso ajuda a rastrear o desempenho da equipe de afiliados na busca de clientes fiéis.
  • Ele ajuda você a identificar os afiliados de melhor desempenho e descobrir as melhores recompensas por seus esforços.

5. Valor médio do pedido (AOV)

O valor médio do pedido é o valor médio gasto pelo cliente toda vez que ele compra algo do seu negócio. Ele ajuda você a acompanhar o comportamento do cliente, fornecendo informações inteligentes sobre pedidos repetidos, produtos mais vendidos e produtos mais vendidos, ao mesmo tempo em que destaca a eficiência dos membros do programa de afiliados.

O valor médio do pedido é calculado dividindo a receita gerada pelo número de vendas. Por exemplo, se a receita total de setembro foi de US$ 50.000 e o número total de vendas geradas pelo programa de afiliados foi de 1.225, o AOV durante setembro foi de US$ 40,81.

Calculando a revisão do pedido
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Por que é crucial

O valor médio do pedido deve ser importante para as empresas porque:

  • Você pode obter informações diretas sobre o comportamento do cliente e como eles gastam seu dinheiro.
  • Como o AOV afeta diretamente o crescimento da receita do negócio, ele contribui muito para estruturar a precificação do produto e as estratégias de marketing.
  • Ao fornecer informações sobre os produtos mais vendidos, o AOV ajuda você a criar ou renovar sua estratégia de marketing de afiliados para atrair clientes de alto valor.
  • Ele ajuda você a definir estruturas de comissão atraentes e outras recompensas para afiliados.

6. Custo por venda de afiliado/custo por lead

Custo por venda de afiliado ou custo por lead é a quantidade de dinheiro gasto em vendas de afiliados. É o custo médio por aquisição.

Por exemplo, uma empresa de SaaS que oferece uma solução de software para clientes B2B pode aproveitar um programa de marketing de afiliados para atingir públicos maiores. Como a empresa pagaria comissões de afiliados por leads qualificados , monitorar e medir o custo por lead seria ideal para o sucesso das vendas.

Por que é crucial

Medir a quantidade de dinheiro que você gasta para garantir uma venda por meio de um programa de afiliados ajuda a avaliar se você está colocando os esforços certos no marketing de afiliados. Você também pode comparar esses custos com os de outras plataformas de marketing para determinar as que funcionam melhor para o seu negócio.

7. Envolvimento geral

A avaliação do envolvimento que os afiliados recebem em suas postagens promocionais reflete o grau de confiança de seus seguidores e o quão influentes eles são em influenciar seu público. Ao avaliar a qualidade do tráfego de afiliados em seus sites, postagens e canais de mídia social, você pode entender se eles direcionam clientes de alto valor para sua empresa.

O engajamento de afiliados compreende o número de visitas que seu site recebe por meio de links de afiliados, o número de referências e conversões. Para que um programa de afiliados seja bem-sucedido, os afiliados devem ter um interesse genuíno em promover os produtos ou serviços.

Visualizando Atividade de Afiliados | Post Affiliate Pro™ | Pós afiliado profissional01:33Vídeo do Youtube: Visualização da atividade de afiliados |  Post Affiliate Pro™
Pós afiliado profissional

Por que é crucial

Monitorar o envolvimento do cliente com seus afiliados fornece insights inteligentes para simplificar seus esforços de marketing de afiliados. Por exemplo, ao entender como eles gerenciam a promoção de seus produtos, você pode preparar uma biblioteca de recursos promocionais , como banners promocionais, infográficos, e-books, vídeos e muito mais.

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Além disso, você pode criar documentação interna para fornecer aos parceiros afiliados as informações necessárias sobre os produtos, como atualizações de recursos, roteiro de produtos e outros detalhes. Esta documentação também pode conter recursos sobre práticas recomendadas de marketing de afiliados , políticas do programa de afiliados e muito mais que os afiliados podem consultar quando precisarem entender os detalhes do programa.

As métricas de engajamento ajudam a monitorar o conhecimento da marca e o tráfego de entrada em seu site.

8. Taxa de devolução/taxa de cancelamento

A taxa de retorno ou taxa de cancelamento é a porcentagem de compras por meio de links afiliados que são devolvidas ou canceladas.

Os motivos dos cancelamentos ou devoluções podem variar dependendo do tipo de empresa e setor a que pertencem. Por exemplo, o cliente médio pode cancelar suas assinaturas de SaaS se o produto não atender aos seus requisitos.

Da mesma forma, os clientes que compram de empresas podem devolver os produtos que compram devido a problemas de qualidade, atrasos no atendimento de pedidos de comércio eletrônico, atendimento ao cliente , políticas de devolução incorretas, tentativas de pagamento malsucedidas e muito mais.

Por que é crucial

Medir a taxa de retorno ou taxa de cancelamento ajuda a analisar o desempenho das campanhas de marketing de afiliados . Ele ajuda as empresas a identificar se os afiliados estão promovendo os produtos para o público certo ou não.

9. Receita

Este é um dos KPIs mais importantes para acompanhar o desempenho das campanhas de marketing de afiliados . Observar as métricas, como cliques em links de afiliados, tráfego, engajamento, custo por lead e muito mais, sem entender como isso afeta a receita do negócio, resultará em campanhas com desempenho insatisfatório. Portanto, monitorar a receita do afiliado, além da taxa de cliques e das visualizações, é essencial.

Por exemplo, um profissional de marketing afiliado que se concentra em promover análises de produtos ou fazer comparações de produtos receberá mais cliques quando comparado àqueles que estão simplesmente compartilhando postagens relacionadas aos produtos. Portanto, os profissionais de marketing de afiliados devem planejar sua estratégia para alcançar públicos maiores e aumentar a receita. Isso também afetará suas comissões de afiliados e os ajudará a ganhar uma quantia considerável.

Relatório de receita

Por que é crucial

Aqui estão algumas razões pelas quais medir a receita ajuda a simplificar as campanhas de marketing de afiliados.

  • A receita do afiliado apresenta insights profundos sobre o desempenho das campanhas, informando como isso está afetando o crescimento da receita.
  • Ele ajuda a calcular o crescimento geral da receita gerada pelas campanhas de afiliados a qualquer momento.
  • Você pode identificar as áreas mais lucrativas ou afiliados de melhor desempenho para reconhecer os pontos fortes e fracos de toda a campanha. Também ajuda a identificar os afiliados que podem precisar de treinamento adicional e outros recursos.
  • A receita ajuda você a decidir sobre o melhor orçamento de marketing de afiliados para dar uma compensação adequada aos afiliados por seus esforços.

10. Crescimento ano a ano

Para obter os melhores resultados, é ideal executar campanhas de marketing de afiliados por pelo menos alguns anos. Portanto, acompanhar seu crescimento a cada ano é um importante KPI de marketing de afiliados.

O crescimento ano a ano é uma métrica crítica que toda equipe de marketing deve acompanhar para monitorar o crescimento das campanhas de marketing de afiliados. Ele compara os resultados dos afiliados ao longo de muitos anos e ajuda as empresas a entender seu desempenho.

Por que é crucial

Monitorar o crescimento ano após ano ajuda as empresas das seguintes maneiras.

  • Ele ajuda as empresas a entender como as vendas podem flutuar ao longo dos anos. A temporada de férias pode ser um momento para as empresas que oferecem itens de presente fazerem mais vendas do que no resto do ano. Esse insight ajudará na elaboração de estratégias de marketing inteligentes para garantir o aumento das vendas.
  • Ele rastreia a demanda de produtos ao longo dos anos e faz previsões sobre vendas futuras e receita de afiliados.
  • Ele mostra como seus afiliados estão crescendo e expandindo seu alcance para converter mais clientes. Se o número de afiliados está estagnado ano após ano, essa métrica ajuda a identificá-lo nos estágios iniciais e você pode reformular suas estratégias.
  • Essa métrica também pode ser usada para comparar a taxa de crescimento dos afiliados entre si e identificar os de melhor desempenho. Você pode distribuir boas recompensas para os afiliados com melhor desempenho.

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